Do que se trata:
A psicanálise se propõe à investigação da subjetividade humana em sua complexidade. Desenvolvida por Sigmund Freud no início do século XX, trata-se de um modo de compreensão da psique que está associado a uma prática clínica.
Psicoterapia e psicanálise
O grande campo da Psicologia divide-se em abordagens de compreensão e tratamento psíquico. Cada abordagem baseia-se em pressupostos teóricos e modalidades de intervenção clínica. O termo psicoterapia está comumente associado a uma ampla variedade de abordagens e objetivos terapêuticos. Em sua especificidade, a psicanálise sustenta sua ética a noção de inconsciente como norteadores do tratamento.
Alguns pressupostos
Em linhas gerais, o método psicanalítico parte do conceito de transferência, na relação que se estabelece entre analisando e analista. Diferentemente de algumas abordagens, não se propõe um roteiro estruturado para o tratamento. Cada sessão é única. Sugere-se ao paciente que fale livremente de forma a explorar e interrogar sua experiência. Desde uma escuta neutra, o analista está atento à singularidade do que se apresenta.
Afinal, por que a psicanálise?
Acreditamos na possibilidade de reinvenção das maneiras de viver o desejo e o sofrimento. O processo analítico permite que nos confrontemos com nossa história, angústias e responsabilidade diante de nós mesmos.